Pular para o conteúdo principal

1 ANO de comoVER

Todos os logos utilizados neste blog ao longo de 1 ano.

comoVER
1 Ano Online

         2011 foi sem dúvidas um ano de muitos acontecimentos no campo da Arquitetura, Arte e Urbanismo. Tivemos o privilégio de registrar a passagem do tempo nesse espaço, numa época de muita discussão sobre o papel da arquitetura em nosso país e no mundo afora. Ainda que o tema não seja divulgado da maneira que nós profissionais, estudantes e simpatizantes gostaríamos, é inegável nosso legado arquitetônico.
         O blog acaba de completar 1 ano online, numa história que se estende por mais tempo no passado. No ano de 2008, nós já sentíamos a necessidade de transbordar conversas e informações, ainda no âmbito da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UniSEB (naqueles tempos, Faculdades COC) em Ribeirão Preto. A idéia dessa interface nasceu primeiramente como um "fanzine", uma revista onde poderíamos discutir e ensaiar sobre assuntos que sentíamos ser esquecidos ou ignorados por nossos professores e colegas dentro da sala de aula, e que acabavam aparecendo em papos nos corredores.
         A idéia começou a tomar forma de verdade naquele mesmo ano, quando o projeto de uma revista eletrônica do curso, com o bonito nome de E-Loci, acabou infelizmente por não acontecer. A revista fazia parte de um projeto do Escritório Modelo da faculdade, orientado pelo professor Francisco Gimenes. Nós dois decidimos conversar de verdade a partir daquele momento em retomar o conceito da E-Loci e aplica-lo em nosso próprio projeto, já que uma revista "física" seria muito mais difícil de conceber naquele momento.


         Juntamos um bom número de temas que pensávamos ser relevantes (um deles era sobre a Arquitetura das Olimpíadas de Pequim, que acontecia naquele momento), e começamos a fazer reuniões e falar com pessoas. No final daquele ano percebemos que seria inviável a concretização da revista por apenas duas pessoas. Some isso ao fato de que estávamos cursando Arquitetura e Urbanismo, por si só um turbilhão ininterrupto de trabalhos, onde muitas vezes uma boa noite de sono é luxo.
         2009 passou, e no começo de 2010 Larissa transferiu o curso para o Mackenzie em São Paulo, e Fernando começou seu Trabalho Final de Graduação.
         O que parecia um empecilho para que a revista se realizasse, mostrou-se uma experiência enriquecedora de troca de informações Ribeirão Preto-São Paulo/Interior-Capital.


         A primeira, a maior economia do interior do estado, cidade grande, que cresce de maneira desordenada com grandes condomínios fechados na zona sul, e pobreza e exclusão na zona norte. A segunda, a capital do estado, onde é possível visualizar qual o futuro urbanístico empregado em nossas grandes cidades, todos os problemas da falta de planejamento urbano.
         São Paulo, cidade onde tudo deu errado. Mas que conta com profunda crítica e reflexão arquitetônica e urbanística, com capacidade e talento para resolver a situação.
         Ribeirão Preto, cidade onde tudo começa a dar bem mais errado. E que carece de profissionais capazes de fazer uma reflexão sobre a arquitetura, e que praticamente se cala quanto ao urbanismo.

         Foi em Janeiro de 2011 que a idéia de transformar a revista em blog nasceu. Além de apresentar facilidades remotas, o próprio conceito de blog acabaria por realizar o maior de nossos objetivos: divulgar idéias, notícias e criar um campo de discussão verdadeiramente aberto e livre. Numa época em que a imagem perde seu papel autoral, banalizada no virtual, o grande diferencial é o texto, a crítica, o elogio e a maneira como enxergamos nossa realidade. Surge daí o comoVER, com seu layout propositadamente efêmero. Assim como o espaço em que vivemos, o blog muda o tempo todo.

         Foi sem dúvida um grande ano. Até hoje foram mais de 64.000 visualizações do blog.
         Ao longo das 188 postagens (uma média de um post a cada dois dias) buscamos apresentar e discutir as principais questões da arquitetura mundial e de nosso país. Admitimos sermos um pouco radicais em nossos argumentos algumas vezes, porém o choque da realidade sócio-econômica e da segregação espacial em nossas cidades é igualmente radical.
         As cinco postagens mais lidas do blog são as seguintes:

         Muitos foram os temas abordados nessas 188 postagens, ora em texto, ora em vídeos, mas diversos assuntos ficaram de fora. Pouco falamos, por exemplo, do lançamento das duas mídias mais importantes de divulgação da Arquitetura e Urbanismo em 2011. Referimo-nos à Revista Monolito e ao web-site ArchDaily Brasil, que vieram a somar, e muito, à discussão do tema em nosso país. Por falar em mídias, a Revista AU também está de parabéns, com edições abordando temas muito relevantes.

         Mas nenhum outro espaço abriu tamanho lugar para conversas como a internet. Nesse 1 ano, fizemos questão de divulgar em nossa guia OQUEVER (na lateral direita da página do blog) diversos sites e blogs interessantes, que fazem parte de nossa leitura diária, de onde diversas vezes retiramos temas e nos inspiraram para escrevermos e projetarmos melhor. Saibam que se vocês estão na guia OQUEVER, os lemos todos os dias! Continuem o bom trabalho!

         Muitas coisas boas vem por aí. Que esse seja apenas o primeiro ano de muitos.
         Nos vemos por aqui.

Ribeirão Preto - São Paulo - Mundo

Comentários