Pular para o conteúdo principal

Escritórios La Defense [UNStudio]


         Embora o nome desse complexo de escritórios nos faça pensar instintivamente em Paris, na verdade foi construído em Almere, uma cidade planejada na Holanda. Andando pelas ruas, a visão é a de um simples edifício de poucos andares, com fechamento de vidro e aspecto fechado, não chama muito a atenção.


         No entanto, em pequenos intervalos volumétricos, passagens explodem em cores de diferentes espectros, com escadas e rampas que levam a um vazio, um pátio onde a principal protagonista é a luz.



         O fechamento em vidro recebeu um tratamento diferente nas fachadas internas, com uma película especial produzida pela empresa 3M capaz dar ao pano de vidro propriedades iridescentes, ou seja, a superfície reflete uma gama grande de cores, dependendo da incidência de luz do Sol.




         Como uma bolha de sabão, o efeito "furtacor" das empenas gera reflexos e imagens efêmeras, gerando uma espacialidade única no pátio interno.
         A decisão do escritório de arquitetura holandês UNStudio, responsável pelo projeto, de utilizar cores mutáveis na fachada interna, foi pensada em benefício dos funcionários que ali iriam trabalhar. Ao invés de se voltar para as ruas e avenidas, como todo edifício de escritórios faz, La Defense gera um espaço voltado para si mesmo. O trabalhador só precisaria olhar pela janela e se surpreender a cada momento com cores totalmente inesperadas. A empolgação em avistar um arco-íris, depois de um dia de chuva, seria rotineira.


         O pátio interno elevado guarda, abaixo dele, dois níveis de estacionamentos, cuja estrutura, que acima sustenta o edifício, é simples. Nada de grandes vãos ou estripulias, apenas volumes simples, com cobertura levemente inclinada de telha galvanizada, sem platibandas ou algum elemento para escondê-la. As plantas são igualmente simples, desenvolvendo-se pela volumetria, com pés direitos variados que abrigam as necessidades de cada escritório.




         Mais um testemunho da criatividade da arquitetura contemporânea holandesa, esse edifício em Almere é capaz de surpreender o cidadão, oferecendo ao invés de muros, espaços que se integram à cidade. Ao invés de uma praça sombreada, temos um espetáculo da luz, que nos faz lembrar quão bonito é o Sol que marca a passagem do tempo, das horas e dos dias, assim como sempre fez, a milhares de anos.
         Apostamos como as conversas dos escritórios sempre tem assunto para quebrar a monotonia: "você viu a cor lá fora hoje de manhã?".






Imagens e mais informações:

Comentários

Postar um comentário