Pular para o conteúdo principal

O que é Arquitetura?

Algo não apenas palpável. Visualmente palpável.

Ter a pretensão de dizer em poucas ou muitas palavras o que é Arquitetura, é ignorar, sem ter a intenção, milênios de discussões.

Pensar em definir Arquitetura é refletir sobre uma quantidade massiva de informações. É considerar tudo aquilo que o homem construiu no espaço deste mundo. Aquilo que está à nossa esquerda, direita, sobre nós, acima de nós, à nossa frente, atrás, em volta.

A Arquitetura está presente em nossas vidas desde o momento em que saímos do útero, nossa primeira morada. O primeiro chão em que sentimos a gravidade ao cair, a primeira parede em que nos apoiamos, o parquinho do jardim de infância, o quintal da casa dos avós, o quarto em que passamos tanto tempo de nossas vidas adormecidos.

Inegavelmente, a Cidade é o lugar onde a experiência maior e direta com a Arquitetura acontece. Um centro urbano é um local fabricado pelo homem, a natureza modificada e adaptada aos desejos e necessidades da vida contemporânea.

Se a Cidade nada mais é do que o coletivo de diversas Arquiteturas pensadas por diferentes pessoas, então a Arquitetura também é algo fabricado pelo homem para atender suas necessidades e desejos agora.

Talvez mais importante do que refletir sobre “O que é Arquitetura?”, seja pensar em: O que é Arquitetura agora?

A Arquitetura de Dubai?


A Arquitetura das Favelas?


A Arquitetura das grandes construtoras?


A Arquitetura dos video games?


A Arquitetura da China?

Comentários