Pular para o conteúdo principal

Arquitetura não é Arte


         O sucesso de um arquiteto, depende do meio social em que vive? Depende de uma chance? Depende da vontade de querer fazer arquitetura?

         Pode ser do desconhecimento da maioria o fato de o arquiteto não trabalhar sozinho. Arquitetura não é, e não deveria ser, pensada por um único indivíduo. No entanto é mais fácil vender a imagem do gênio: aquele que senta, descansa suas mãos sobre o papel e cria os mais belos edifícios através de seu talento nato.
         Essa rixa, divisão profunda que marca nossa profissão, no que diz respeito à centralização de uma figura de um lado, e todos os demais profissionais envolvidos na complexa ação de erigir um edifício de outro, vem da própria definição de nosso campo de atuação no Brasil.
         Diferente das outras profissões, a Arquitetura transita entre duas ciências separadas intelectualmente: o campo das exatas e o campo das humanas. O ego acaba por gerar atritos, separando estudantes em dois grupos: aqueles que gostam de matemática, e aqueles que gostam de história. Na hora de projetar, e usar os conhecimentos de ambas as áreas...a fusão não acontece. Nesse momento a grande dúvida surge: "Arquitetura é Arte? Se é Arte, para que aprender cálculos? Para que se preocupar com saídas de incêndio? Acústica? Ventilação?"
         Nossa profissão, para aqueles que nela decidem se iniciar, é duplamente confusa. Triplamente. Qual não é a surpresa ao descobrir que Arquitetura tem pouco a ver com aquilo que é mostrado nos jornais e na tv? Ciências exatas, humanas e sociais se misturam, exigem conhecimento geral sobre diversas coisas. Daí não ser tão surpresa assim percebermos, ao conversar com colegas formados em universidades diferentes, a coincidência dos mesmos problemas e atritos sofridos nos anos de estudante, mesmo geograficamente e culturalmente distantes.
         Ainda na universidade, aprendemos o valor do trabalho em grupo e todos os pontos positivos e negativos envolvidos nesse processo. Projetamos arranha-céus, pontes e intervenções urbanas que teriam um impacto gigantesco em nossas cidades, sem a preocupação com o diálogo com pessoas que não sejam arquitetos, custos, orçamentos, etc.
         Então saímos. Somos arquitetos. Somos arquitetos? Posso falar das minhas boas notas em Projeto Arquitetônico para convencer o cliente?
         A universidade abre os olhos, retira a venda, e nos mostra uma realidade miópica, onde tudo está errado, e todos agem como se tudo estivesse bem. Quanto mais estudamos, mais verificamos a mediocridade da humanidade. A mídia mostra obras singulares, edifícios vazios, sem pessoas, perfeitos e cristalizados (mas o carro bonito aparece nas garagens).
         Por detrás de um nome, está uma equipe de estagiários mal remunerados, engenheiros, mestres de obras, carpinteiros, serralheiros. O arquiteto está distante de trabalhar sozinho.
         E se a Arte é uma atividade individual, então Arquitetura não é Arte? Ou será que a Arquitetura é produto de um trabalho além daquele feito pelo arquiteto? Nesse sentido, Arquitetura poderia ser Arte, mas o arquiteto não é artista.

Afinal de contas...o que se espera, minimamente, da Arquitetura?


Fotos: Fernando Gobbo (Agosto 2013)

Comentários

  1. Sempre vi arquitetura como arte. Acredito na criação de um projeto inteitamente personalizado como arte. A arte não pode ser apenas observada, ela tem que ser sentida, usada, tocada, amada. Nos identificamos com o objeto artístico e também com o projeto arquitetônico. Como olhar para uma ponte e não sentir a sua força? Observar a mais simples e enxuta casa ou galpão sem pensar em todos aqueles que lá estiveram trabalhando para sua realização. Não, o arquiteto não está só. Pode até estar no momento da criação, da construção da idéia, mas deppis disso estará sempre acompanhado pelos milhares de olhares que se voltarão à sua obra diariamente. Afinal, as obras arquitetônicas estão as ruas, ao alcanse dos olhos de todos, e não em museus, onde se abrigam as obras de arte. Arquitetura se joga diariamente ao nossos pés.

    ResponderExcluir
  2. Arquitetura não é Arte. Assim como outras áreas de conhecimento, a arquitetura apenas se utiliza de forma instrumental de alguns conceitos das Artes Visuais por exemplo. Durante algum tempo a arquitetura, paredes por exemplo eras suporte para obras de Arte, pois os artistas pintavam ou faziam esculturas diretamente sobre a arquitetura por exemplo. Enfim o conceito de Arte é outro.

    ResponderExcluir
  3. Não sei porque essa insistência de profissionais de outros campos de conhecimento insistirem em querer ser da área de Arte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário