Pular para o conteúdo principal

Anúncio da Serpentine Gallery 2013


         Hoje foi anunciado que quem projetará o pavilhão temporário da Serpentine Gallery nesse ano de 2013 será o escritório de arquitetura japonês de Sou Fujimoto.
         Com um interessante efeito (pelo menos nos renders de apresentação), o novo pavilhão promete ser ainda mais etéreo que os projetados de 2009 (de seus conterrâneos do SANAA) e o do ano passado (da união de Herzog & De Meuron e o artista chinês Ai Weiwei).


         Vale a pena salvar a imagem do render no computador e aproximar bem para compreender a proposta. Como uma nuvem, a estrutura apresentada (composta por esbeltas barras de aço) se espalha e se mistura com a paisagem do parque. Segue tradução nossa das palavras do arquiteto Sou Fujimoto sobre o projeto:
         “Para o pavilhão de 2013, propus uma paisagem arquitetônica: um terreno transparente que encoraje as pessoas a explorar a área de maneiras diversas. Dentro do contexto campestre de Kensington Gardens, eu contraponho a vívida folhagem da natureza circundante com a geometria construída. Uma nova forma de ambiente será criada, onde o natural e o artesanal se fundem; não unicamente arquitetônico nem unicamente natural, mas um encontro único entre ambos.
         O pavilhão será uma delicada estrutura tridimensional, onde cada unidade será composta por uma esbelta barra de aço. Formará um anel semi-transparente, irregular, simultaneamente protegendo os visitantes dos elementos enquanto permite que eles permaneçam parte da paisagem. A metragem quadrada geral será de 350 m² e o pavilhão possuirá duas entradas. Uma série de terraços irão proporcionar áreas de permanência, com assentos, que permitirão que o pavilhão seja utilizado como um espaço social flexível e multifuncional.
         A delicada qualidade da estrutura, aprimorada por sua semi-transparência, criará uma forma geométrica parecida com uma nuvem, como se uma névoa se erguesse das ondulações do parque. De certos pontos vantajosos, o pavilhão parecerá se fundir com a estrutura clássica da Serpentine Gallery, com os visitantes suspensos no espaço.”


         O pavilhão será inaugurado no Hyde Park de Londres em 8 de Junho. Vamos aguardar por mais informações...
         Interessante a escolha do escritório desse ano. Sou Fujimoto tem uma das obras mais interessantes da atualidade, sempre desafiando os limites entre público e privado, humano e natural. Correm boatos que no ano que vem, o Pavilhão Temporário será projetado por um conhecido arquiteto brasileiro...consegue imaginar quem? Uma dica: é o único brasileiro além de Oscar Niemeyer a ser laureado com um prêmio Pritzker. Dado que o próprio Oscar projetou um pavilhão para a Serpentine Gallery (em 2003), e que Hans Ulrich Obrist (um dos organizadores do evento) esteve em São Paulo em 2011, e conversou com o arquiteto...
         É aguardar o ano que vem. Mas antes: como será que se materializará a proposta de Sou Fujimoto?


         Vimos aqui.
         Mais informações e as imagens, aqui.
         Para mais informações sobre a Serpentine Gallery, não deixe de ler nossas postagens dos anos anteriores:

         Para saber mais sobre Sou Fujimoto, recomendamos as seguintes postagens:

Comentários