No mês de julho de 2012, o blog comoVER esteve presente em uma Visita Técnica monitorada, por um dos engenheiros responsáveis e pelo fiscal técnico da obra, na qual especificaram o processo construtivo e detalhes do, agora quase finalizado, projeto do escritório Brasil Arquitetura da Praça das Artes, no Vale do Anhangabaú em São Paulo.
O detalhe da foto acima mostra a bela escada externa que, segundo o inspetor técnico da obra, foi de complexa execução. Um dos grandes diferenciais do projeto é a utilização das novas tecnologias de coloração do concreto aparente, que serviu de acabamento externo ao edifício.
Foram utilizadas as cores vermelho e amarelo, além da cor natural do concreto, em diferentes planos e volumes. A coloração escolhida foi fruto de ensaios do fornecedor.
Outro grande diferencial do projeto é a gentileza da liberação do térreo como forma de gerar a permeabilidade das pessoas que passam todos os dias pela região central. Dessa forma, o projeto circunda pelas ruas São João, Conselheiro Crispiano e Formosa na qual em ambas as ruas há uma abertura de conexão com as mesmas e o vale do Anhangabaú.
Além da proposta de convivência e sociabilidade, o programa do conjunto se focará em atividades musicais e de dança como se fosse um anexo, de forma a dar suporte ao Teatro Municipal. O Corpos Artísticos do conjunto Praça das Artes conta com a Orquestra Sinfônica Municipal, o Corpo Escolar, Escola de Música e Escola de Bailado, além de restaurante e áreas de convivência.
Os rasgos na fachada promovem movimento e ritmo imitando os pequenas aberturas dos edifícios do entorno do centro de São Paulo.
Antigos edifícios reformados serão incorporados ao conjunto da obra do escritório Brasil Arquitetura [Marcelo Ferraz, Francisco Fanucci e equipe]: o Conservatório Dramático e Musical e a fachada do Cine Cairo.
Ao final desse mês de novembro, o Conjunto Praça das Artes será inaugurado. O blog comoVER estará presente e postará fotos e comentários sobre essa nova etapa finalizada.
Vimos Aqui.
Agradecemos a gentileza do estudante de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, André Pereira, que também estava presente na visita monitorada com sua câmera na mão, e cedeu suas fotografias para postagem aqui.
"Uma câmera na mão, e uma idéia na cabeça"
-Glauber Rocha-
Comentários
Postar um comentário