Pular para o conteúdo principal

Casa Chilena [Smiljan Radic]


         Aliando tradição e simplicidade, o escritório do arquiteto Smiljan Radic projeta essa residência em 2006 na pacata e calma Los Lirios, numa área predominantemente rural do Chile. Um volume longitudinal contrasta com a viga invertida que guarda o pátio, elemento tão presente nas casas tradicionais da região, onde nogueiras preservadas conversam e delimitam os diferentes níveis do espaço público e privado.




         A casa é térrea, com uma pequena diferença de nível entre o pátio interno e exterior vencida por três degraus. Retilíneo a esse espaço está uma grande varanda que guarda todas as atividades sociais da residência. Grandes portas de correr podem abrir ou fechar completamente o espaço, se adaptando ao clima quente do verão, propiciando ventilação, ou ao clima muito frio do inverno andino, tendo como protagonista a lareira.



         A varanda corredor é demarcada por portas que guardam os dormitórios, cozinha e área de serviço. O teto de madeira, assim como a esbelta estrutura metálica e alvenaria, é revestido por tinta branca, de maneira que ainda é possível enxergar a textura e crueza do material.







         De outros ângulos, a casa oferece surpresas. O ambiente aberto e receptivo do pátio branco e translúcido emoldurado pela viga, dá lugar a planos negros, onde é até mesmo difícil de enxergar a porta.



         Esquadrias de alumínio com um curioso detalhe de fechamento, que as estende até o limite da laje de cobertura (sendo inclusive possível de enxerga-las por dentro), proporcionam um visual surpreendente de contraste entre horizontal e vertical.





         A viga. Elemento de certo exagero se considerarmos sua simples função estrutural de atar o muro que separa o pátio. E de grande poesia como pórtico que limita o dentro/fora, e ao mesmo tempo serve como elemento interlocutor entre a natureza e artefato, artificial e orgânico.


         Um mistério rodeia a casa em Los Lirios. Até que ponto a arquitetura pode intervir na natureza sem descaracteriza-la? A resposta se encontra em cada textura, rasgo e plano. O homem não deve competir com a natureza, mas se unir a ela. Dessa fusão, surge mais belo abrigo, onde o novo esqueleto esbelto dá ao pátio, corredor e fechamentos em adobe, elementos chave à tradição chilena vernacular, uma nova interpretação.


Mais fotos e informações, aqui e aqui.

Comentários