Pular para o conteúdo principal

Serpentine Gallery 2013 [Sou Fujimoto] - Ou: a polêmica do estágio não remunerado


         Nessa semana foi inaugurado o pavilhão temporário da Serpentine Gallery em Londres, projeto do escritório do arquiteto japonês Sou Fujimoto. Este é provavelmente um dos pavilhões mais impressionantes já construídos no Hyde Park, com perfeito equilíbrio entre cheios e vazios, estrutura esbelta e leveza.


         Talvez o mais impressionante não seja o pavilhão em si, mas a minúcia com que o projeto foi apresentado. Fizemos uma postagem em Fevereiro desse ano, mostrando as perspectivas tridimensionais do projeto, e é embasbacante como o resultado final se parece com o que foi apresentado! Confira clicando aqui.


        O site Dezeen postou um vídeo do arquiteto comentando sobre seu projeto. Para assistir, basta clicar abaixo:


         O que mais chamou a atenção, no entanto, foi um ponto da entrevista que não está no vídeo. Ao falar sobre seu escritório, Fujimoto comenta: "No Japão temos uma longa história com estagiários e, geralmente, estes trabalham de graça por longos períodos. É uma boa oportunidade para ambos: [para o contratante] conhecer jovens gerações e, para eles, conhecer como arquitetos no Japão ou países diferentes estão trabalhando". Polêmico. Para ler a reportagem inteira, em inglês, clique aqui.


         A polêmica envolvendo a remuneração em escritórios de arquitetura é antiga, e se arrasta sem a perspectiva de um final feliz. Se por um lado é pior saber que não é apenas no Brasil que isso acontece, é pior ainda pensar em quanto o fato contribui para toda uma subversão do mercado mundial. Isso, somado ao fato de que a maioria dos arquitetos não sabe cobrar corretamente seus projetos (1,99 o m² em Santa Rosa de Viterbo), acabam por dificultar muito a inserção no mercado de trabalho.
        Gabriel Kogan escreveu uma postagem interessante em Janeiro de 2011 sobre o tema. Vale a pena ler. Para isso, clique aqui.


E você caro estudante/arquiteto? O que pensa sobre?

Para ver mais fotos da Serpentine Gallery desse ano, que o site ArchDaily postou, clique aqui.
Para mais imagens e informações, não deixe também de entrar do Dezeen, clicando aqui.
Vale a pena ler os textos de Gabriel Kogan e da equipe do blog Cosmopista. Para isso, clique aqui.
A tira acima foi retirada do site do talentoso Klaustoon. Não deixe de ler as divertidas histórias, clicando aqui.

*O presente post não tem a pretensão de acusar o arquiteto Sou Fujimoto como único responsável pela exploração da mão de obra de jovens e talentosos arquitetos. Infelizmente ele é apenas mais um de uma longa...

Comentários