Pular para o conteúdo principal

Vakko Headquarters [REX]


         Quando a empresa Vakko and Power Media se aproximou do recém formado escritório de arquitetura REX para um projeto de sua sede em Istambul, Turquia, não imaginava o que poderia ser proposto num cronograma tão apertado e com uma estrutura pré-existente.

A estrutura abandonada de um hotel foi utilizada como ponto de partida do projeto.

         O escritório de Joshua Prince-Ramus deparava-se aqui com uma de suas primeiras reais encomendas após desligar-se em definitivo do Office for Metropolitan Architecture (OMA) de seu, então sócio, Rem Koolhaas.
         Reconhecido por liderar a equipe do OMA New York no projeto da Biblioteca Central de Seattle, Prince-Ramus decide formar seu próprio escritório.


         A idéia que guiou a proposta, desenvolvida e apresentada em apenas seis semanas, aproveitou um design descartado de outro projeto não realizado, e adaptou-o à estrutura de concreto existente. O resultado foi uma pele de vidro (com relevo em X) e uma estrutura metálica (que deveria ter seu desenvolvimento em apenas 2 semanas) que cobrem a estrutura do hotel, e um novo volume que preenche o vazio formado pela forma em U, criando novos espaços que possibilitam a expansão do programa de necessidades da empresa de moda e telecomunicações.

O vidro com relevo em X quebra o padrão comum da caixa.

         A estrutura de concreto foi reforçada para resistir aos fortes terremotos que ocorrem na Turquia. Dessa maneira, ficava claro que a nova estrutura que surge do vazio deveria ser capaz de sustentar-se por si mesma. Foi desenvolvida uma estrutura complexa, capaz de atender às exigências. O resultado são espaços internos ocultos pelo abraço do pré-existente, que abrigam os escritórios da Vakko.



         No terraço do edifício, surge um volume do abraço, único elemento que não está oculto externamente, que abriga os escritórios de telecomunicações.




Vimos aqui.

Comentários