Se um dia fossemos projetar uma igreja, com certeza essa seria uma das grandes referências. Aliás, não apenas se fosse uma igreja.
Os conceitos utilizados pelo arquiteto Eladio Dieste, quando projetou a Iglesia del Cristo Obrero, no início da década de 1950, inspiraram gerações de arquitetos, e podemos reconhece-los em muitas obras, mesmo de arquitetos brasileiros (como o uso de tijolos de vidro coloridos na Casa Roberto Millan).
A igreja foi construída em sua totalidade por tijolos cerâmicos armados, inclusive artefatos como a escada, guarda-corpo, cobertura e até mesmo uma das cruzes na empena.
Arquiteto e engenheiro, o uruguaio Eladio Dieste foi responsável por diversas obras que desafiavam a gravidade e elevava a técnica da cerâmica armada a nível de vanguarda. A Iglesia del Cristo Obrero é possivelmente sua obra mais famosa pelo mundo.
O trabalho dos pedreiros e operários que tornaram a igreja possível é dos mais primorosos e revelam todo seu valor, abraçam a estética resultante, deixando aparente cada solução adotada, cada detalhe executado.
Dispensando pintura ou manutenção dispendiosa, os tijolos envelhecem bem, e são cada vez mais apropriados pela natureza circundante.
Sem dúvida, uma obra arquitetônica e de engenharia primorosa, cuja visita é obrigatório a qualquer arquiteto, em algum período de sua vida.
Todas as fotos são de autoria de Flavio Cesar Mirabelli Marchesoni.
Vimos os desenhos aqui.
Justo o que eu procurava sobre guarda corpo bh
ResponderExcluir